Historial


A primeira edição do MISC ocorreu em 2017 e serviu de pretexto à realização dos primeiros Campeonatos Nacionais de Portugal em SUP sob a égide da Federação Portuguesa de Surf, nas vertentes de Race e Maratona Júnior, nos escalões Sub15 e Sub18, e ainda, na primeira etapa do Circuito Nacional Open.

Esta primeira edição, ficou marcada pela participação de perto de uma centena de praticantes, nacionais e dois estrangeiros em representação da Suécia e Espanha.

Em 2018, voltamos a coorganizar este evento com a Federação Portuguesa de Surf, permitindo a presença de um maior e mais competitivo evento, com a presença de cinco ex-campeões nacionais de Portugal, com referência para Filipe Meira, José Cirilo, Rúben Afonso, Ricardo Rodrigues, e Tomás Lacerda, a quem se juntou Anabela Prioste e Angela Chevarria Fernandes e ainda a espanhola e ex-atleta olímpica Marta Salaberri.

Em 2019 o evento refez-se em termos da sua data, e foi repensado no sentido da sua internacionalização, no entanto não foi possível o 'salto' pretendido, expectativa criada para o ano seguinte.

Com a situação pandémica em 2020, não nos foi possível concretizar o evento, contudo surgiu a oportunidade de em 2021 integrar pela primeira vez uma etapa do circuito europeu Eurotour, circuito que percorre cerca de 15 países europeus, e é destinado às categorias de Elite, Jovens, Juniores e Open.

Em 2017 contamos com o conceituado consultor e treinador sueco Magnus Lindstedt, que apresentou uma ação chamada 'O desenvolvimento da técnica Stand Up Paddle - como remar de uma forma mais económica e eficaz'. A sua presença trouxe novas abordagens técnicas, uma outra visão do SUP para a maioria dos atletas que participaram no workshop, como também serviu de inspiração para os que praticam esta modalidade.

Na segunda edição, o documentário do pentacampeão mundial Casper Steinfath 'Standing on Water' foi mote à divulgação do evento, preparando 2020, que face à pandemia, apenas permitiu ressurgir em 2021.

O ano de 2021 trouxe a parceria entre o clube organizador, Clube Naval do Funchal e a Empresa Diário de Notícias, que assim se associaram ao Eurotour para a internacionalização do evento.

Como padrinho, contamos com a presença do dinamarquês e hexacampeão mundial de SUP, Casper Steinfath, e cerca de seis dezenas de participantes em representação de países como o Peru, Dinamarca, Rep. Checa, Espanha, Itália, Grécia, Hungria e Alemanha, atletas com curriculum notável e de notoriedade internacional.

A edição de 2021 ficou decidida em termos da sua classificação final na categoria elite masculina ao 'photo finish', em ano de estreia no Eurotour. Teríamos o húngaro Daniel Hasulyo e o italiano Leonard Nika a chegarem em simultâneo, no entanto Leonard Nika surpreendeu os envolvidos com a sua vitória, deixando em terceiro o peruano Itzel Delgado. Na elite feminina, a portuguesa Anabela Prioste superou a italiana Catarina Senta e a portuguesa Verónica Silva.

O ano de 2022 trouxe novamente até à Madeira atletas da Austrália, Alemanha, Costa Rica, Holanda, Israel, Itália, Reino Unido, Espanha, Portugal.

Em termos de resultados, e no sector elite masculino, a vitória sorriu ao Australiano Ty Judson, seguido do italiano Leonard Nika que superou novamente o húngaro Daniel Hasulyo.

Já na elite feminina, a espanhola Esperanza Barreras, venceu de forma categórica a holandesa Petronella Van Malsen, fechando o podium a alemã Susanne Lier.